quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

AUTO EXAME DA MAMA,VOCÊ FAZ?

BOA TARDE MENINAS,VENHO HOJE COM UMA POSTAGEM MUITO INTERESSANTE E IMPORTANTE PARA NÓS MULHERES,O AUTO EXAME DA MAMA.
MUITAS DAS VEZES COM A CORRERIA DO DIA A DIA AGENTE ACABA ESQUECENDO DE PARAR ENFRENTE O ESPELHO E NOS OBSERVAR,VERIFICAR SE ESTÁ TUDO BEM COM O NOSSO CORPO NÃO É MESMO?
MAIS ISSO TEM QUE MUDAR,AFINAL,A MAMA FAZ PARTE DO NOSSO CORPO E VC NÃO QUER FICAR MAGRA, LINDA E MUTILADA NÃO É?
POR ISSO ESTOU ABORDANDO ESTE ASSUNTO AQUI HOJE NO BLOG,ATÉ PRA MIM ESTÁ SERVINDO COMO ALERTA JÁ QUE NÃO TENHO ESSE HÁBITO DE FAZER O AUTO EXAME(FAÇO PRATICAMENTE UMA VEZ AO ANO QUANDO VOU AO GINECO,UM ABSURDO EU SEI,MAIS VOU MUDAR...)
VAMOS A MATÉRIA:


O câncer de mama é o tipo de tumor maligno que mais provoca mortes entre indivíduos do sexo feminino, embora possa também acometer homens. Sua incidência é maior entre mulheres a partir dos 35 anos de idade, o que não significa que não possa ocorrer em grupos etários mais jovens.
A incidência familiar é outro fator de predisposição para o surgimento desses tumores.

PREVENÇÃO:

Evitar a obesidade, através de dieta equilibrada e prática regular de exercícios físicos, é uma recomendação básica para prevenir o câncer de mama, já que o excesso de peso aumenta o risco de desenvolver a doença e o autoexame é claro.

O QUE TENTAR IDENTIFICAR:

- Durante a palpação da mama, observe o surgimento de nódulos, note sua consistência, mobilidade, limites, localização, tamanho.

- A dor também deve ser considerada, embora não seja freqüente em casos de câncer de mama

- Nódulos que surgem antes da menstruação e desaparecem após a mesma, geralmente não têm valor clínico importante.

- O uso de anticoncepcionais, terapia de reposição hormonal, período pré menstrual, amamentação, gestação e aborto recente podem influenciar e dificultar a identificação de nódulos.

QUANDO FAZER:

O autoexame é relativamente rápido, e só precisa ser feito uma vez ao mês. Em mulheres que menstruam, o ideal é que ele seja feito uma semana após o término do fluxo. Se tratando daquelas nas quais tal evento não ocorre, o ideal é marcar um dia específico do mês para fazê-lo – por exemplo: todo dia 15.

COMO FAZER:


FIGURA: 1
NO ESPELHO
Coloque as mãos na cintura e observe o formato, tamanho e contorno de suas mamas (observe se estão iguais, simétricas). Veja se existem pregas, depressões ou alterações na pele da mama, aréola e mamilo. 
FIGURA: 2
NO ESPELHO


Coloque as mãos para o alto e fique atenta aos mesmos sinais de igualdade da pele já descritos.
É uma oportunidade única de observar sua simetria mamária. Observe se as mamas estão alinhadas, assim como as aréolas e mamilos. Eles deverão sempre estar na mesma linha. Observe se o sutiã faz marca só em uma mama, e qual é o local para verificar se há edema (inchaço).
FIGURA: 3
NO CHUVEIRO


Ensaboe bem as mamas e axilas, deste modo suas mãos percorrerão melhor e facilitará o exame. Coloque o braço atrás da nuca, coluna reta e com a ponta dos dedos percorra todas as áreas da mama em movimentos circulares de fora para dentro, procurando por espessamentos ou caroços. Use a mão direita para examinar a mama esquerda e vice-versa. Você também poderá realizar esse exame fora do chuveiro, com maior atenção.
FIGURA: 4
MOVIMENTOS CIRCULARES


Devem ocorrer da parte externa superior da mama (perto da axila) em direção ao mamilo, de modo firme, mas delicado.
FIGURA: 5
MAMILOS E ARÉOLAS


Pressione suavemente os mamilos e observe com cuidado a presença de secreções e a presença de lesões na sua pele sensível, assim como nas aréolas.
FIGURA: 6
AXILAS


Elas também fazem parte do tecido mamário, e devem ser examinadas do mesmo modo que as mamas. Realize movimentos circulares da mama para axila, observando a presença de caroços na região.
FIGURA: 7
DEITADA


Coloque um apoio sob o ombro direito (pode ser um travesseiro ou toalha) e a mão direita atrás da cabeça. Examine sua mama direita com a mão esquerda, repetindo os movimentos circulares.
Repita esse passo com o lado esquerdo.



É importante você saber que, ao detectar qualquer anormalidade, não deve entrar em pânico nem solicitar ajuda de quem pouco poderá lhe esclarecer. Procure SEMPRE um médico.

E VOCÊ, FAZ SEU AUTO EXAME TODO MÊS?

NÃO ESQUEÇAM DE COMENTAR!!!!

ENTÃO É ISSO MENINAS FICA AÍ A DICA.
DEPOIS EU VOLTO COM A R.A DE HOJE.
BEIJOSSSS




3 comentários:

  1. Ola boa noite!
    Ai Elaine faço nada, estou em falta,
    muito boa sua abordagem, sobre o assunto.
    Bjão.

    ResponderExcluir
  2. Vish, eu também só faço na ginecologista...

    ResponderExcluir
  3. e verdade excelente abordagem mesmo eu as vezes faço mas logo entro em panico rss mas o ideal e sempre estar de olho mesmo. obrigada. bjsss

    ResponderExcluir