quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

DIET X LIGHT,VOCÊ SABE A DIFERENÇA?

BOA TARDE MENINAS(OS),TUDO BEM?
TROUXE UM POST BEM LEGAL PRA GENTE HOJE,E QUE COM CERTEZA IRÁ TIRAR AS NOSSAS DÚVIDAS,VAMOS LÁ?


Alimentos Diet e Light:





A  maioria  dos consumidores se confunde na hora de escolher alimentos com a definição diet ou light. Diferentes alimentos estão nas prateleiras, o que torna difícil a escolha. Segue abaixo as características desses produtos: 

Alimento Diet 


De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA, o termo diet  pode ser utilizado nos seguintes produtos:
  1. Alimentos para dietas com restrição de nutrientes, como por exemplo: carboidratos, gorduras, proteínas, sódio, glúten, entre outros.
  2. Alimentos  para dietas com ingestão controlada de nutrientes  (para manutenção de  peso ou de controle de açúcares, entre outros). Estes alimentos não podem ter a adição de nutrientes. Assim, alimentos para ingestão controlada de açúcar não pode haver inclusão desse nutriente. Sendo permitida apenas a existência de açúcar natural do alimento.
Todos os produtos diet devem ter isenção de algum nutriente. Nem sempre o alimento diet apresenta menos calorias, por isso a importância de avaliar as informações nutricionais. 

Alimento Light
Os alimentos light devem ter redução mínima de 25%  em algum nutriente ou calorias, comparado ao alimento convencional. Para que ocorra a redução de calorias é necessário que haja a diminuição no teor de algum nutriente energético (carboidrato, gordura e proteína). Assim, a redução de um nutriente não energético, por exemplo, sódio (sal light) não interfere na quantidade de calorias do alimento. 

A real  diferença entre diet e light está na quantidade permitida de nutrientes.Enquanto que o diet  precisa ser isento 100%, o light deve apresentar uma diminuição mínima de 25% de nutrientes ou calorias. Outra diferença, é que o alimento light  não é, necessariamente, indicado para pessoas que apresentem algum tipo de  doença (diabetes, colesterol elevado,celíacos, fenilcetonúricos). Se, o alimento light apresentar eliminação de um determinado nutriente, por exemplo, açúcar (refrigerante light), poderá ser consumido por pessoas com diabetes.

Importante lembrar que esses produtos devem ser consumidos nas porções recomendadas. Geralmente as pessoas acreditam que podem  consumir  mais, por
ter menos calorias.

Ler os rótulos dos produtos light e diet  e compará-los com o alimento convencional será a melhor forma de verificar se eles atendem as suas necessidades. Portanto fique sempre atento na hora da compra, pois como estes podem ter maior custo, quando comparados com os convencionais, você poderá gastar mais por um produto, sem que haja necessidade de ser substituído.  

E AÍ AJUDOU EM ALGUMA COISA?
ENTÃO NÃO ESQUEÇAM DE COMENTAR !!!
MAIS TARDE EU VOLTO COM A R.A DE HOJE.
BEIJOKAS E FIQUEM COM DEUS....





2 comentários:

  1. Eu sempre leio os rotulos, até porque alimentos diets nem sempre tem baixas calorias, e sim zero açúcar para diabéticos.

    Ótimo post!

    ResponderExcluir
  2. Eu tb sempre leio os rótulos, pq esses dois acabam confundindo mesmo a nossa cabeça.
    Bjus

    ResponderExcluir