quinta-feira, 21 de março de 2013

O QUE É ÍNDICE GLICÊMICO (IG) DOS ALIMENTOS?


BOA TARDE AMORES?
VOLTEI PARA FALAR UM POUQUINHO SOBRE ÍNDICE GLICÊMICO.
ESPERO AJUDAR UM POUQUINHO,PRINCIPALMENTE SE VC FOR DIABÉTICO OU TIVER ALGUÉM DIABÉTICO NA FAMÍLIA.


O QUE É ÍNDICE GLICÊMICO (IG) DOS ALIMENTOS?
          
É a resposta glicemica após a ingestão de um alimento. Os alimentos fontes de carboidratos (massas, pães, cereais, biscoitos, farináceos), após passarem pelo processo de digestão, liberam na corrente sanguínea glicose e o índice glicêmico está relacionado a disponibilidade de absorção dessa glicose. Portanto, quanto mais processado estiver o alimento mais fácil será a absorção da glicose, pois sua digestão está facilitada pelo seu grau de processamento.

           O mesmo ocorrendo também com sucos, purês e alimentos liquidificados. Por isso a importância dos alimentos integrais, seu processo digestivo é mais demorado, liberando de forma lenta a glicose na corrente sanguínea.

         As frutas apresentam diferentes proporções de açúcares (frutose, sacarose, glicose), por isso a resposta glicêmica também será diferente. O grau de maturação pode diminuir ou aumentar o índice glicêmico das frutas.

          É muito importante viabilizar técnicas dietéticas que favoreçam uma liberação lenta da glicose na corrente sanguínea para manter as taxas de glicose de formas estáveis sem ocasionar picos de hiperglicemia.


OS ALIMENTOS E O ÍNDICE GLICÊMICO

           Existem alimentos com baixo , médio e alto índice glicêmico , o conhecimento destes, podem proporcionar uma estabilidade maior na glicemia diária .
  • Alimentos com Baixo Índice Glicêmico (IG) : massas, pão de centeio, pão integral, lentilhas, feijões, arroz parbolizado, maçã, laranja, pêra, cereja, ervilhas, cebola, alface, tomate, leite, couve-flor, espinafre, pepino, repolho, cereal de trigo e centeio.

  • Alimentos com Médio IG: Arroz branco, batata cozida, kiwi, manga, milho, bolacha água, uva, abacaxi e suco de laranja.
  • Alimentos com Alto IG: pão branco, purê de batata, paked potato, banana, melancia, batata frita, cenoura, beterraba, alcachofra, farinha de trigo, aveia, cereal de milho, corn flakes, baguete.



MANUTENÇÃO DO PESO

          Procurar manter o peso dentro da faixa de normalidade também faz parte do controle da glicemia . Veja como calcular o IMC (Índice de Massa Corpórea - IMC (Kg/m2). 

IMC =
peso (Kg)
________
Altura2 (m)

Faixa de normalidade : 18,5 - 24,9 / m2


PACIENTES QUE PRATICAM ATIVIDADE FÍSICA
           
Para aqueles que praticam atividade física, o ideal é a ingestão de alimentos ricos em carboidrato de digestão mais lenta (complexo - baixo Índice Glicêmico) antes dos exercícios, que vão ajudar a evitar a hipoglicemia . Carboidratos de digestão mais lenta : Barras de cereal, torrada integral, pão integral, maçã e pêra.


FONTE:  CLIQUE AQUI...

DEPOIS EU VOLTO AMORES.BJSSSS




9 comentários:

  1. Oi, Nane

    Mil desculpas por ter me ausentado!!!
    Nossa via que tem muita coisa pra mim ler desde o selinho hehehe então, hoje a noite me atualizo.

    O selinho vai pro blog no sábado ;)
    Obrigadaaaaaa

    Beijo Charmoso :*
    www.charmosapoli.com

    ResponderExcluir
  2. Olá querida... ótimas e valiosas informações!! Adorei!!
    Beijinhos!!,
    Marissol!!
    ➥ www.mypetitblog.com

    ResponderExcluir
  3. Aprendi tudo isso no meu cirso de nutrição, mas quando a gente não segue a profissão a gente esquece de informações tão valiosas quanto essa, amei esse post, muito bom mesmo... beijocas mil, ahh ja ta participando do meu sorteio??
    http://fatladyslovemakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Informações valiosas. Não sabia de tudo isso. Bjus!

    galerafashion.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. OLá adorei saber mais sobre IG já tinha ouvido falar mas não sabia muito sobre isso. Bjks

    ResponderExcluir
  6. dica maravilhosa que vc nos trouxe.

    bjus

    ResponderExcluir
  7. Obrigada sempre por pesquisar essa dicas maravilhosas pra nós amiga, são muito importantes e validas, bjs.

    ResponderExcluir